Orientação a Pais

Por quê Orientação de Pais?

Particularmente, Rolemberg Martins, deixou de atender crianças na clínica e passou a optar por realizar atendimento com sessões de Orientação de Pais. Mas se essa for a sua dúvida, ainda existem psicólogos(as) que atendem crianças na clínica, mas este não é o caso de Rolemberg Martins.

Entenda uma coisa, existem Comportamentos Relatados e Comportamentos Emitidos. Sabe a diferença? Um já ocorreu e temos apenas o relato dele (normalmente dito pelos pais). O outro está/estaria ocorrendo sob influências de possíveis variáveis as quais o clínico pode intervir.

O motivo é que muito dos "comportamentos problemas" que configuram as queixas dos pais, no primeiro contato, são comportamentos ou sentimentos que estão ocorrendo especificadamente num ambiente, que é no habitat da criança, quer seja em casa ou na escola... Logo, as variávies que controlam (influenciam) tais padrões de comportamentos e sentimentos na criança, lá estão, o que pode demorar muito para o psicoterapeuta conseguir reproduzir contextos lúdigos e pedagógicos na clínica com as mesmas variáveis, para que assim, estas, influenciem tais comportamentos/sentimentos da criança dentro do contexto clínico. Para qual finalidade? Para que ele(psicólogo) possa intervir diretamente sobre estes comportamentos. E não sobre um mero relato dos pais, entendeu?

Do contrário, o que o psicólogo tem é apenas um relato de tais comportamentos e ou sentimentos [que foi fornecido pelos pais], e mesmo que agora estando diante da criança, pode ser que tais comportamentos dificilmente ocorram. Neste sentido, o psicólogo, Rolemberg Martins, optou por instrumentalizar os pais no sentido de que eles saibam identificar o que está mantendo os comportamentos/sentimentos e, assim os mesmos possam intervir sobre, uma vez que eles, logicamente passam mais tempo com a criança do que o próprio psicoterapeuta, faz sentido?

Essa é apenas uma opção de como conduzir casos com crianças. Isso não deve suprimir as preferências dos familiares que ainda prefiram que a criança seja atendida em uma clínica onde o psicólogo(a) possa recebê-la. 

Se ainda ficou com dúvidas sobre, ouça meu PodCast para maiores esclarecimentos clicando no botão abaixo:

Rolemberg Martins - CRP: 0429906